Churrasco, churrasqueira ...e viva a cultura brasileira !

No Brasil quem não conhece o churrasco? e qual o homem que não quer uma churrasqueira em casa? Claro que há exceções, mas em geral quando se fala em reunir amigos para os homens vem acompanhado de churrasco e cerveja, sendo assim hoje resolvi postar sobre este costume cultural cada vez mais participante dos desejos na decoração. Antigamente estava somente dentro da cultura sulina, embarcou para o resto do país e trouxe consigo a churrasqueira, e para nós decoradores, um novo e delicioso desafio de retirar a churrasqueira da Edicula nos fundos da residencia e invadir, prédios, cozinhas e até ambientes comerciais. Então vamos conhecer um pouquinhos sobre este adendo cultural ?


Com papel importante na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições da região. Com origem em terras remotas dos pampas, a carne na brasa ao estilo do Rio Grande do Sul ganhou o resto do país.

O churrasco gaúcho nasceu em comunidades indígenas catequizadas por jesuítas, no século 17. Algumas décadas depois, tropeiros incorporaram o modo de preparo, desenvolvendo-o nas terras exploradas por eles.

A carne bovina era assada em estacas de madeira fincadas na terra e temperada com sal grosso e gordura. Os espetos eram cercados de lenhas que, quando queimadas, tostavam as peças.

Com o tempo, o churrasco se espalhou por todo o Brasil, tornando-se uma das maiores marcas da cultura do Rio Grande do Sul. À medida em que foi cruzando as fronteiras do Estado, o carne passou a ser elaborada de outras formas, de acordo com a região. Ao longo dos anos, estabeleceu-se a cultura da construção de churrasqueiras em lares de várias partes do país. ( fonte: http://brasilimperdivel.tur.br/churrasco-gaucho/)



Pode ser em estilo mais rústico ou moderno, mas a churrasqueira está lá, e hoje temos inúmeras empresas especializadas com todos os tipos de churrasqueiras, à gás, elétrica, com carvão , enfim para todos os gostos . Mas o importante é que seja bem feita e a fumaça não retorne para dentro do local onde a carne está sendo assada, senão será churrasco para comer e defumados para mesa, sofá, cortinas e etc..., pois o cheiro da fumaça fica impregnado, principalmente nos tecidos. Independente do tipo de churrasqueira algumas dicas são muito importantes:



1) Ter uma pia por perto e uma bancada de tamanho razoável para poder temperar a carne ( ainda que seja somente sal grosso ), são essenciais,

2)um local para guardar espetos , grelha e carvão, e este local tem que caber estes instrumentos vitais para qualquer bom churrasqueiro

3) dois baldes de lixo um para orgânico e outro para reciclado.

4) ter por perto a cozinha com todos os acessórios, ou um armário para guardar todas as louças, copos, vasilhas, facas, tábuas usadas exclusivamente no churrasco

5) a geladeira e a cervejeira devem estar por perto para facilitar.








Gosto muito da opção em que uma parede divide a churrasqueira da cozinha e a janela se torna um grande passa pratos, para quem usa cotidianamente a churrasqueira é uma " mão na roda".


Ou quando a churrasqueira é uma extensão da cozinha como podemos ver bastante em apartamentos decorados.




Mas se a cozinha fica longe da churrasqueira ou você tem tudo a mão na própria churrasqueira que se torna praticamente um comodo à parte na residencia , ou vai fazer pouquíssimos churrascos !!!!!!


Meus sogro é de origem gaúcha e meu marido ama um churrasco, já tive tempos de odiar o churrasco e de amá-lo também. Na casa dos meus sogros a churrasqueira fica fora da casa, é uma edicula que tem até um banheiro para os churrasqueiros, e para ter ideia de quanto a churrasqueira é importante para os gaúchos, meu sogro tinha que fazer uma reforma na elétrica da casa, mas optou em arrumar a churrasqueira primeiro, deu para sentir a importância da churrasqueira ? E tenho certeza que todos da família concordam com ele. Eu sinceramente estranhei pois sou de origem paulistana, amo churrasco mas nem tanto assim !!!!!!!


Logo que casei meu marido às vezes fazia um churrasquinho só para nós , eu achava aquilo estranho pois para mim churrasco era evento , e para ele fazia parte do dia a dia dele , quando tivemos oportunidade de construir nossa casa fiz a churrasqueira ao lado da cozinha, na verdade com uma enorme janela dividindo os dois, e isso facilitou muito para mim e agradou muito a ele, recomendo !!!!!


Mas de qualquer forma reunir os amigos com um churrasco é sempre uma ótima pedida, e se o churrasco for bom é melhor ainda !!!!!



Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque