Almofadas a alma do ambiente

Então, era para ser uma dica sobre almofadas, mas acabei pensando melhor e resolvi fazer um post , pois o que parece um pequeno detalhe esconde muitos segredinhos .

Inicialmente gostaria de comentar que almofadas deveriam ser como roupa de mesa, que podemos trocar de vez em quando, ou melhor a cada estação. Por exemplo: você tem um sofá com seis almofadas e duas rineiras (aquelas almofadas retangulares menores ), mas vc tem 4 capas para cada enchimento, uma de inverno com cores mais fechadas e tecido como veludo ou chenille, outra para o outono com cores mais terracota ou amarelo e tecidos mais leves , outra com tecido florais para a primavera, outra com tecidos mais naturais como algodão e fibra . Pois voce terá sua sala ou quarto sempre com cara nova.



Tendencia: Hoje a tendencia são muitas almofadas por sofá , mas devo comentar que isso nem sempre é confortável, em geral 6 quadradas e duas rineiras num sofá de dois lugares e mais tres para sofá de três lugares ( duas quadradas e mais uma rineira).



Dicas para não errar : as almofadas devem ter a cor do sofá ( liso) ao fundo e os detalhes na cor escolhida, se houver almofada lisa, tem que ser na cor do sofá , pois se vc colocar almofada lisa no sofa de cor diferente fica mais difícil manter a harmonia, só vai verá almofada diferente no todo da decoração. Então coloque duas lisas na cor do sofá e as demais com motivos diferentes mas com o fundo da almofada na cor do sofá e os demais detalhes todos da mesma cor escolhida. Exemplo : um sofá cinza claro deverá ter almofadas cinza claro com detalhes em azul, sendo uma com estampas azul, outra com chevron azul ( zigue zague) , outra com aplicação em couro azul, outra com bordados em azul. O azul foi a cor escolhida, mas pode ser qualquer cor com cinza ( a cor do fundo do sofá ) e de novo, para não errar, a cor escolhida é uma só para não conturbar visualmente.





Para a poltrona a tendencia é uma almofada quadrada e uma rineira, pode-se obedecer a mesma regra acima ou colocar o contrario, o fundo da cor escolhida e a estampa na cor da poltrona .O mesmo para a rineira.





As almofadas também dão estilo para o ambiente, dependendo do tecido e estampa, por exemplo em tecidos mais rústicos e detalhes em fibra , a sala ficara em estilo mais despojado, em veludo seda e adamascada ficará com um estilo mais clássico, com cores como laranja e motivos tribais ficará com ares orientais. Com tecidos estampados em abacaxi, coqueiros, passaros ou qualquer outro motivo tropical ficara elegante e alegre.





ATENÇÃO: se o sofá for estampado temos que tomar muito cuidado com as almofadas, neste caso podem ser metade lisas nas cores da estampa do sofá e a outra metade em listrado, chevron e mescla nas cores do sofá, se o sofá for estampado por exemplo em branco vermelho verde e azul em floral, sendo que o fundo é branco, coloque duas almofadas lisas na cor verde e duas almofadas lisas na cor azul ou vermelho, duas almofadas listradas nas cores do sofá , e duas em chevron na cor vermelho e e branco, azul e branco, ou em mescla nestas cores.



As mesmas regras valem para os quartos, neste caso a cor da colcha é que determinará a cor d as almofadas, e deve´se trocar as rineiras por rolos.


O sofá com todas as almofadas lisas na mesma cor também fica chiquérrimo. Neste caso é interessante que a almofada tenha uma aba. Quando as almofadas forem lisas e não pertencerem ao sofá o ideal é que sejam da mesma cor mas com textura, como trico, pele, chenile, seda, veludo




Como economizar nas almofadas : Você encontrará almofadas de 4 reais ( chinesas nas casas de 1,99) e encontrará almofadas de 300 reais em casa especializadas, se seguir as regras visualmente terá resultados bem próximos, a qualidade é que fará a diferença. Recomendo a Le roy Merlin e westwing para comprar almofadas tem preços em torno de 30 a 50 reais e são lindas e boas.


E possível colocar almofadas coloridas? Sim mais requerem cuidado e conhecimento para não quebrar a harmonia, neste caso devem ser de cores neutras, bege, marfim, cinza, preto, concreto.

Almofadas são ótimos recursos para dar cara nova a decoração !





Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque