Detalhes

Minhas ultimas decorações forma de estilos bem diferentes, uma apartamento claro e clean e um escritório em estilo industrial. Sempre destaquei que o que vale é o gosto do cliente, afinal é ele que vai trabalhar ou morar lá, então tem que estar agradável para ele ! Mas o que acho mais difícil é o equilíbrio nos detalhes, não posso negar que as vezes peso a mão nos acessórios, vou com um monte de coisas e acabo voltando com a metade, pois depois que olho sinto que pesei a mão e começo o processo de retirada.



Mas este tira e coloca é muito bom pois nos ajuda no senso de equilíbrio, nos mostra que detalhes podem ser pequenos, e de baixo custo ,e que as vezes, o menos é mais ao pé da letra, principalmente quando se trata de objetos mais valiosos. Por exemplo um único e grande quadro colorido é suficiente para uma grande parede, principalmente se o estilo for mais clean. Peças únicas cabem super bem em ambientes mais masculinos e sérios, dificilmente se verá potinhos e colheres de prata enfeitando um apartamento masculino ou um escritório.




Mas por outro lado, mulheres amam detalhes, vários objetos de prata sobre a mesma mesa. Potes, potinhos, abajures, caixas e caixinhas de cerâmica, vários livros de decoração com bolas de cristais acima, enfim todo o tipo de quinquilharia que nos encantam. Minha filhinha tem oito anos e ama bonequinhas de biscuit principalmente bailarinas, como dizem deve estar nos genes !!!!!



Mas ao adquirir estes pequenos encantos devemos pensar se os mesmos não irão pesar no visual e principalmente na organização e limpeza do local.


Amo filmes de época e quando se passam na Europa e seus castelos cheios de detalhes e as mesas requintadas, prendo a respiração de tão encantada que fico ! Mas ao mesmo tempo vejo aqueles 20 empregados com seus aventais engomados para poder dar conta e organizar tudo aquilo, penso que só mesmo em filme ou nos países dos petrodólares para podermos dar conta de tantos detalhes e mantê-los limpos e organizados.




Morei 22 anos em Curitiba e a cidade tem um "ar europeu" muito presente, na maioria das casas de meus amigos é forte a tendência europeia e não e dificil ver porcelanas nas paredes, objetos de prata nas mesas de apoio, e vários abajures que dão uma iluminação única e acolhedora como nos filmes. Mas em se tratando de uma questão cultural as secretárias do lar sabem como limpar tais objetos e sabem que isso faz parte da rotina das mesmas, o que não acontece em outras regiões, mais novas principalmente e quando se pede para limpar a prataria ....uffffff é uma reclamação só ! E para nós mulheres modernas que trabalhamos dentro e fora de casa, um tempo para limpar a prataria não é o quê comumente chamaríamos de um grande prazer ! além de não acharmos tempo para tal !



Minha mãe tem um gosto bem clássico e sua "secretária do lar " a acompanha há mais de 20 anos, e limpa as pratas e os cristais da minha mãe com gosto, prazer e responsabilidade, um verdadeiro achado ! Mas não há como negar que um café servido em bule de prata tem um sabor todo especial ! Eu aprecio estes requintes, embora não sofra a ausência dos mesmos, gostaria de apreciá-los mais vezes.



Mas nada que algumas flores frescas do jardim colocada em um lindo vidro não encante meu café da manhã, e o seu fica mais gostoso também ?





Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque