top of page

Tomadas: onde e quantas colocar?

Quem nunca ficou com o plug na mão procurando uma tomada próxima? Acho que quase 100% das pessoas já passaram por esta situação. Temos o objeto que requer eletricidade, sabemos onde colocá-lo, mas a tomada está longe. Que frustração! Respiramos fundo e procuramos de novo, na esperança que apareça uma tomada mágica no local onde imaginamos que deveria ter.


Se isso é um tormento para a maioria dos mortais, imagine para nós, designers de interiores, que não planejamos o espaço e nem fizemos a planta elétrica. Gente, isso é um tremendo tormento na nossa vida profissional. Então, se vai construir e reformar vou dar algumas dicas por ambientes para facilitar a vida de todo mundo. Nós, designers, não teremos que tratar aquela tomada branca no meio da parede preta como se fosse uma obra de arte imutável!




Nos ambientes comerciais e, em geral, nos escritórios, tomadas nas paredes ficam ótimas na altura de aproximadamente 40 a 60cm do rodapé, distribuindo um jogo a cada 1,5m (parece muito, mas não é!). O que eu chamo de jogo é uma caixinha com três tomadas e um ponto de internet e telefone.

Eu, particularmente, amo tomada no chão, mas a limpeza fica mais delicada, não dá para sair jogando água ou panos encharcados.

E quando houver aquelas caixinhas especiais tão fundamentais, onde colocar? Traçar duas linhas a 1 metro da parede do lado direito e esquerdo e colocá-las a 1,5m de distância umas das outras. Mas em se tratando de escritórios, o melhor é colocar piso suspenso e pronto: carregamos os fios para onde precisar! Em um espaço comercial geralmente temos um grande monitor ou TV na parede, neste caso, uma caixinha com 3 tomadas na parede onde este será colocado a 1,10m de altura é muito interessante. Mas só se tiver certeza que vai uma TV ali!



Em restaurantes, bares e fast-foods, saindo da cozinha (que devem seguir a normativa especifica dos equipamentos utilizados) não podemos esquecer dos pontos para o balcão de apoio acima da bancada, com três tomadas a cada 1 metro e, mais perto do caixa, um jogo (três tomadas, internet e telefone). A cada 1,5m colocar pontos também na parede do restaurante, ou nas bancadas dos fast food e bares, afinal, hoje em dia todo mundo sempre quer carregar o celular.





E para as residências? Nos quartos, dois pontos com duas tomadas de cada lado da cama (antigamente era só para a luminária, mas agora é para a luminária e para o inseparável celular). À frente da cama, dois na altura da televisão (se houver televisão), senão na altura padrão. Se for quarto de criança, não esquecer de dois pontos logo abaixo da bancada de estudo, para o computador; ao lado da cama; e um ponto a mais de reserva entre a cama e a bancada - não esquecer a tomada de telefone em um dos lados!


Para quarto de bebê, não esquecer os pontos atrás da cômoda, com ao menos 4 tomadas (tem a babá eletrônica, o aquecedor de mamadeira, a caixinha de música e sempre aparece mais alguma facilidade eletrônica, não é?). Ah, e um ponto ao lado da cadeira de amamentação, com duas tomadas.


No escritório, quanto mais melhor! Um jogo no chão, um jogo em uma parede a 60 cm de altura e outro sobre a bancada onde vai a impressora. Tem pessoas que gostam de trabalhar com dois ou três monitores, computador de mesa e notebook etc.


No home theater (ou sala de TV), uma caixa com três tomadas atrás da televisão e uma caixa com seis tomadas junto ao rack. Não esquecer do ponto de internet e telefone, além, é claro, da antena de TV. Mais duas caixinhas com duas tomadas, uma de cada lado do sofá.


Na sala de jantar, uma caixa com três tomadas junto ao aparador. É suficiente.


Na cozinha, uma caixa com três tomadas a cada metro sobre a bancada, mais as tomadas da geladeira, fogão, forno elétrico e microondas, cada uma com as suas especificidades (aterramento e amperagem ) e uma para a máquina de lavar louça bem atrás dela. Não se esqueça que o fogão também requer tomada - o ideal é abaixo, na lateral dele. Não esquecer de tomada de telefone, internet e telefone na cozinha.




Na área de serviços, uma tomada para a máquina de lavar, outra para a máquina de secar e uma sobre a bancada de passar roupa com três tomadas. É interessante colocar outra na lateral do armário, para vassouras sem fios. Se sua residência for toda em 110v, coloque também uma tomada de 220v.


Na dispensa, pode colocar apenas uma caixinha com duas tomadas.


Na garagem, duas caixinhas com duas tomadas e uma com ponto de 220v. Se estiver construindo, já prepare um ponto para carro elétrico (não vamos escapar disso logo, logo).




Na frente da casa, coloque uma caixinha com três tomadas bem próxima do rodapé, para a decoração natalina de todo ano. Em ambientes externos é necessário colocar caixinhas com proteção.


Nos corredores, colocar uma caixinha a cada 1,5m, na altura de 40 a 50cm, para eletrodomésticos e lâmpadas noturnas, para quem tem crianças ou idosos.


No living social, colocar em todas as paredes duas caixinhas com duas tomadas e, nas paredes paralelas, um jogo ( tomada + TV e internet).


No lavabo, basta uma caixinha próxima à bancada, com uma ou duas tomadas.


No banheiro, sobre a bancada, duas caixinhas com 2 tomadas cada, uma de cada lado da bancada. Se houver banheira, verifique as instruções de instalação e coloque sempre uma tomada simples a mais.


No hall de entrada, uma caixinha com uma tomada.


Mesmo que seu chuveiro não seja elétrico, sempre deixe um ponto para instalação de chuveiro elétrico. Nunca se sabe! E se um dia você decidir instalar uma usina de produção de energia fotovoltaica em sua residência e resolver ter tudo elétrico? Afinal, você mesmo gera a sua energia e, neste caso, mais do que nunca, quanto mais tomadas melhor!


Uma grande dica: não economize na elétrica do seu imóvel! Use sempre material de qualidade e quanto mais pontos melhor! Pode economizar na qualidade da tinta, no revestimento, em uma série de outros itens que podem ter qualidade mas que são mais em conta, MAS JAMAIS ECONOMIZE NA ELÉTRICA E HIDRÁULICA do seu imóvel! É questão de segurança e tranquilidade! E, por favor, procure sempre profissionais capacitados!


Novidades


Fita eletrostática (ou eletrofita) é uma fita bem fininha que conduz corrente elétrica e que pode ser colocada na parede e pintada acima. O inconveniente são as tomadas se sobrepor mas, ainda assim, são muito melhor visualmente do que a canaleta.



Se for usar canaleta, procure perfilados galvanizados ou eletrodutos galvanizados e crie um ambiente com "ares" industriais (sem escondê-las). Pode pintá-las de preto ou até mesmo deixar na cor natural.



Algo muito importante: NBR 5410. O profissional tem que conhecê-la profundamente antes de executar ou planejar sua elétrica. Por isso, sempre pergunte sobre isso a ele; se titubear para responder, não contrate!


As torres com tomadas são lindas e maravilhosas e hoje temos até com plug. Resolvem qualquer parada nas bancadas, até de outros tipos de tomadas, que dá para embutir. Estão ficando cada dia melhores!



Agora, se você quiser dicas de como tentar solucionar de forma simples e econômica aqueles fios passando para lá e para cá, inscreva-se em nosso site e acompanhe as novidades, ou conheça nossa Consultoria de Decoração, que traz as soluções para todos os seus problemas!




20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page