Tomadas: onde e quantas colocar?

Quem nunca ficou com o plug na mão procurando uma tomada próxima? Acho que quase 100% das pessoas já passaram por esta situação. Temos o objeto que requer eletricidade, sabemos onde colocá-lo, mas a tomada está longe. Que frustração! Respiramos fundo e procuramos de novo, na esperança que apareça uma tomada mágica no local onde imaginamos que deveria ter.


Se isso é um tormento para a maioria dos mortais, imagine para nós, designers de interiores, que não planejamos o espaço e nem fizemos a planta elétrica. Gente, isso é um tremendo tormento na nossa vida profissional. Então, se vai construir e reformar vou dar algumas dicas por ambientes para facilitar a vida de todo mundo. Nós, designers, não teremos que tratar aquela tomada branca no meio da parede preta como se fosse uma obra de arte imutável!




Nos ambientes comerciais e, em geral, nos escritórios, tomadas nas paredes ficam ótimas na altura de aproximadamente 40 a 60cm do rodapé, distribuindo um jogo a cada 1,5m (parece muito, mas não é!). O que eu chamo de jogo é uma caixinha com três tomadas e um ponto de internet e telefone.

Eu, particularmente, amo tomada no chão, mas a limpeza fica mais delicada, não dá para sair jogando água ou panos encharcados.

E quando houver aquelas caixinhas especiais tão fundamentais, onde colocar? Traçar duas linhas a 1 metro da parede do lado direito e esquerdo e colocá-las a 1,5m de distância umas das outras. Mas em se tratando de escritórios, o melhor é colocar piso suspenso e pronto: carregamos os fios para onde precisar! Em um espaço comercial geralmente temos um grande monitor ou TV na parede, neste caso, uma caixinha com 3 tomadas na parede onde este será colocado a 1,10m de altura é muito interessante. Mas só se tiver certeza que vai uma TV ali!



Em restaurantes, bares e fast-foods, saindo da cozinha (que devem seguir a normativa especifica dos equipamentos utilizados) não podemos esquecer dos pontos para o balcão de apoio acima da bancada, com três tomadas a cada 1 metro e, mais perto do caixa, um jogo (três tomadas, internet e telefone). A cada 1,5m colocar pontos também na parede do restaurante, ou nas bancadas dos fast food e bares, afinal, hoje em dia todo mundo sempre quer carregar o celular.





E para as residências? Nos quartos, dois pontos com duas tomadas de cada lado da cama (antigamente era só para a luminária, mas agora é para a luminária e para o inseparável celular). À frente da cama, dois na altura da televisão (se houver televisão), senão na altura padrão. Se for quarto de criança, não esquecer de dois pontos logo abaixo da bancada de estudo, para o computador; ao lado da cama; e um ponto a mais de reserva entre a cama e a bancada - não esquecer a tomada de telefone em um dos lados!


Para quarto de bebê, não esquecer os pontos atrás da cômoda, com ao menos 4 tomadas (tem a babá eletrônica, o aquecedor de mamadeira, a caixinha de música e sempre aparece mais alguma facilidade eletrônica, não é?). Ah, e um ponto ao lado da cadeira de amamentação, com duas tomadas.


No escritório, quanto mais melhor! Um jogo no chão, um jogo em uma parede a 60 cm de altura e outro sobre a bancada onde vai a impressora. Tem pessoas que gostam de trabalhar com dois ou três monitores, computador de mesa e notebook etc.