top of page

Como mudar a decoração rapidamente sem gastar muito

Fala sério, dar uma nova cara à decoração de casa é o que todo mundo quer! Portanto, vamos a algumas dicas que quem faz consultoria utiliza em praticamente todas as consultorias...


Em 90% dos casos, mudamos a cor da parede. Por que? Porque nada interfere mais em uma decoração do que as cores - e principalmente na parede. Na maioria dos casos, indico uma única parede. A menos que o ambiente esteja com as paredes sujas ou com cores que realmente não vamos conseguir administrar, mas, em geral, pintar uma única parede não é um bicho de sete cabeças e pode ser realizado por você mesmo. Eu vivo pintando as paredes, da minha casa, escritório, casa da minha mãe, dos amigos, enfim, pinto as paredes para um evento por exemplo. No Natal, pintei uma árvore e depois transformei em meia parede preta e meia caramelo. É rápido, barato e divertido (custa um litro de tinta).


Cuidados: a cor a ser pintada deve ser mais escura que as demais paredes e a parede a ser pintada deve ser a que tem menos recortes (portas e janelas). Se o local for retangular, pinte uma das paredes maiores; se for quadrado, tanto faz. Mantenha a cor das paredes sempre o mais neutro possível (normalmente, brancas, ou tons de off white), e na parede a ser pintada podemos ousar, usando até tons da moda, como verde thifanny, cinza, concreto, preto ou caramelo. A cor que vai usar vai determinar o estilo, então cuidado!






O segundo segredo para quem quer "dar um tapa" na decoração sem gastar muito é a capa para o sofá. Não aquela que se compra pronta nas Pernambucanas, que tem elástico e fica parecendo uma cortina drapeada. Estou falando de capas sob medida em tecido brim (ou algodão, lonita... cada região do brasil chama de um nome!). Peças de brim peletizado você vai encontrar desde 18 reais (o metro quadrado) até 80 reais, e o tapeceiro vai cobrar em média 300 reais para um sofá de dois lugares.


Isso vai transformar seu sofá e, se sujar, é só jogar na máquina de lavar. Minha capa tem aproximadamente 18 anos. Depois da primeira, nunca mais tive sofá sem capa. Se colocar o debrum ou roletê fica ainda mais chique. Prefira tons neutros, como cinza claro, marfim, bege clarinho - pode abusar dos clarinhos porque pode lavar o quanto quiser!







Trocar as almofadas! Amo fazer isso a cada estação. Tem algo mais gostoso que almofadas floridas na primavera e de veludo no inverno? Dão cor e vida no living!






Outra dica está em reciclar móveis, ou simplesmente mudar os móveis de lugar e acrescentar um enfeite. Por exemplo, sabe aquele criado-mudo velho de linhas retas que está esquecido em um canto da sua casa? Mande espelhar e use como mesa lateral (ou mesmo como criado). O quarto vai ganhar sofisticação!





No quarto, basta pintar a parede e arrumar a cama de forma diferente com uma manta que combine e pronto! A decoração foi transformada. Dica: em lojas de revestimentos de plástico você encontra aqueles pelos sintéticos por metro que ficam lindos ao final da cama!





Uma vez decorei uma casa de campo e colocamos o tecido chita (bem colorido) colado na parede. Fizemos capa de travesseiro com o mesmo tecido e capa de edredom e colocamos um um lençol branco e travesseiros brancos. Ficou uma delícia! Ainda coloquei um mosquiteiro sobre a cama (você encontra na Decathlon por 70 reais ). Quarto novo!





Espelhos... Ah, os espelhos, amo-os! Mas há quem os odeie! De qualquer forma, a Leroy Merlin tem sempre uns espelhos chineses em promoção, quadrados ou retangulares com um pequeno bisote e sem molduras. Ficam ótimos nas laterais da cama, sobre a cabeceira, no hall de entrada; em composições, então, ficam maravilhosos!


As cortinas sempre trazem aconchego ao ambiente. Coloque nas laterais do teto ou na sanefa um toalheiro fixo (acessório de banheiro para por toalhas), passando um pouco à frente da cortina existente, e coloque uma cortina pronta (no Carrefour havia algumas lindas de linho bege que estavam custando R$ 99 com duas folhas). Elas vão ficar fixas nas laterais formando um xale de aproximadamente 60 cm (quando colocadas no toalheiro), como na foto abaixo. Lindo, barato e incrível!




Ainda tem muito mais, mas vou deixar um pouco para o próximo post, que falará principalmente de adesivos. Sob encomenda ou comprados prontos, eles fazem total diferença. Pode ser com frases, desenhos, gravuras, fotos, enfim... oo que se agradar seu coração, mas sempre em tons neutros, dentro do estilo da decoração!




Se aderir a apenas uma das sugestões, já fara uma boa mudança.

Se fizer mais então, a decoração poderá mudar totalmente!

Está esperando o que? Mãos a obra!


 

Quer ter certeza de que não vai errar na sua decoração?




20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page