top of page

O que não pode faltar na decoração comercial

Quando entramos em um ambiente comercial, quer seja comercio de produtos ou alimentos, alguns segredos de decoração podem mudar sua imagem perante o cliente , e a sua produtividade. vamos lá ?


Higiene tem que ser um local limpo e com aparência de limpo , como assim aparência de limpo? por exemplo pisos e paredes revestidos com cerâmicas claras e rejuntes escuros , ou com rejuntes claros e amarelados , dão uma péssima impressão; parece que estão encardidos .Da mesma forma quando o piso está maltratado, tipo remendado, nestes casos o ideal é refazer o rejunte na cor mais próxima da cerâmica ou pintar e deixar tudo da mesma cor .O piso dependendo do estado , arranca-se tudo e pinta , troca-se, ou caso o ambiente não for com alimentos, coloque tapetes. Quando deixamos tudo de uma única cor damos a sensação de mais higiênico, e nos casos de paredes , pintura limpa é fundamental, e esqueça o brilhante, porque dependendo da parede a sensação é de oleoso e não de limpo . O branco , embora não pareça, mas é o mais fácil para manter e nas áreas externas um demão de cal refaz a "cara " do espaço.





Circulação: outra dica super importante porque todo mundo odeia ficar tropeçando pelo caminho, então sem entulhamento n, crie corredores de circulação no mínimo aceitável ( 90 cm ) e circulação como o nome diz deve "circular " isto é ter uma entrada e uma saída diferente, não é passarela, é circulação . Outra consideração é, que se for um comercio onde a pessoa pára frente ao produto outra pessoa tem que passar por trás, então economia de espaço é o mesmo que afugentar cliente . O mesmo vale para o escritório, se alguém estiver trabalhando sentado e a circulação for atras dele, deve-se considerar a circulação a partir do profissional sentado e não da mesa do mesmo, pois ele sentou, ninguém mais passa, ou ele não trabalha direito com os outros esbarrando nele o tempo todo .



Quando a matéria é circulação cada profissão tem suas peculiaridades, observe sempre, pois interfere diretamente na produtividade, um corredor estreito na panificadora para os atendentes gera bagunça e irritabilidade entre os funcionários. Um consultorio odontologico onde o odontólogo não tem boa movimentação consequentemente não conseguirá executar um bom trabalho, então para todas as áreas, observe as circulações minimas necessárias, elas não foram estipuladas a toa, e hoje na internet temos todos estes dados a disposição, não interessa se é um boutique, um consultório ou uma lanchonete, as circulações devem ser respeitadas.


Iluminação é outro tópico super importante, pois sabia que a iluminação vende ????? Porque as joalherias, ou lojas de produtos mais caros possuem lampadas focadas sobre seus produtos ? Para que o produto se destaque , para que o cliente possa verificar os acabamentos , e sofisticação dos produtos, e porque os "Lojões" tem aquela lampada branca igual em todo o ambiente, porque se o produto não é de primeira qualidade não há destaque no produto.

Então se você confia no produto que vende coloque uma iluminação tipo AR 110 ou 70 sobre o produto e depois verá o destaque que o mesmo proporciona. Mas locais onde a prestação é de serviço, temos que ter os dois tipo de iluminação, pois por exemplo, abaixo da bancada de um bar onde o funcionário faz os coquetéis tem que estar muito bem iluminado , mas o local onde será servido o drink tem que estar ambientado de forma aconchegante isso luzes mais amenas e iluminação indireta, deve-se colocar a iluminação atras da bancada de forma indireta voltada para baixo na cor branca , assim o local de trabalho fica iluminado e o ambiente aconchegante.


observe o interior da bancada como esta iluminado em branco


Outra dica é ergonomia . Segundo o dicionario Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. Isto quer dizer, altura de cadeira adequada, altura de teclado de computador adequado, cadeira de trabalho regulável , apoio para os pés, ambiente climatizado, enfim condições que visam dar conforto ao trabalhador e que não prejudiquem sua saúde. Abaixo um vídeo muito legal com algumas orientações.



Estas são as linhas básicas para se começar a decorar ambientes comerciais, sem isto pode ficar lindo que não vai funcionar !!!!!!


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page